AS BANDAS BRAZUCAS NO MÊS DO ROCK
Estamos no último dia do mês do rock e, por enquanto, ainda não prestei as devidas homenagens a este gênero musical que tanto me encanta. Como havia prometido, falarei rapidamente sobre algumas das minhas bandas preferidas do rock brazuca. Seria uma injustiça não ressaltar o papel fundamental destes heróis que aceitaram o desafio de consolidar uma cena rockeira no Brasil. Mesmo que os nacionalistas mais exaltados, e na minha opinião EXAGERADOS, afirmem que o rock não é música brasileira e por isso não devemos fazer rock e apenas nos dedicarmos ao ritmos tupiniquins. Não devemos nunca esquecermos os ritmos criados no Brasil, mas isso não significa assumir uma postura radical e fascista. O rock produzido pelas nossas bandas se torna, obrigatoriamente, brasileiro.
Feito este desabafo, vamos ao que interessa:
LEGIÃO URBANA - Simplesmente a melhor banda da história do rock brasileiro. Se não fosse a Legião Urbana, eu não teria a relação apaixonada que tenho com a música. Esta história de enamorado pela música começou em 1986, quando ganhei num amigo oculto(porque eu tinha pedido especificamente por isso), o lendário álbum LEGIÃO URBANA 2! O encanto com as letras críticas, sinceras e poéticas de Renato Russo e com a excelente qualidade melódica da banda foram imediatos e duram até hoje. É disparado o maior fenômeno do rock nacional, e isso sem depender da ajuda do grupo Globo. Até os adolescentes de hoje se apaixonam pelo frescor juvenil e crítico deste gigante da nossa música. Digo sem medo que são os nossos BEATLES, só que melhores!!!(não queiram me assassinar por esta última declaração, também tenho direito a algumas liberdades de vez em quando!) Álbuns Obrigatórios: Todos!!!!! Mas, para começar, ouça "Legião Urbana 2" e "As Quatro Estações".
IRA! - Uma das melhores bandas do cenário brasileiro. Os músicos são virtuosos, o vocalista Marcos "Nasi" Valadão é carismático e telentoso . Sem falar no Edgard Scandurra, virtuosíssimo guitarrista e excelente compositor. A maioria das grandes músicas da banda são de sua autoria. A idéia de que se trata de uma banda do segundo escalão do rock brasileiro dos anos 80 não poderia estar mais equivocada. Considero uma banda com uma contribuição musical muito maior que outras bandas que sempre tiveram muito espaço na mídia e pouco mostraram. Álbuns Obrigatórios: "Mudança de Comportamento", "Vivendo e não Aprendendo", "Entre seus Rins" e "Clandestino".
PLEBE E RUDE - Banda com letras altamente politizadas, admiradas inclusive pelo mestre Renato Russo. A atitude e a ironia crítica das letras são as características básicas desta grande banda da geração dos anos 80. Indispensável para quem gosta de boa música e letras críticas em relação a sociedade. Álbuns Obrigatórios: "O Concreto já Rachou" e "Nunca Fomos tão Brasileiros".
BANDAS NOVAS:
GRAM - Mesmo com um único álbum lançado, esta banda nos seduz com uma melancolia moderada e um DNA musical que imediatamente traz a palavra BEATLES à nossa mente. Entretanto, Gram não se trata de um cover dos Beatles. O grupo tem a sua própria identidade, inegável nas suas belas e melódicas canções, fugindo do arquétipo maldito de CPM22 e Charlie Brown Jr, que insiste em empobrecer o rock nacional. Não deixe de conferir o álbum "Gram"!
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Quem leu a análise anterior, deve estar se perguntando: mas Detonautas não é a mesma porcaria que CPM22? Pelo menos para mim, a resposta é um sonoro NÃO. Tudo bem, os caras se pareciam um pouco com o CPM em seu disco de estréia(Detonautas Roque Clube). Contudo, mesmo neste álbum havia canções como "Olhos Certos", que jamais poderiam ser feitas pelo CPM. No álbum seguinte houve uma evolução. E agora, pouco antes da trágica morte do guitarrista Rodrigo Neto, os Detonautas nos presentearam com um discão chamado "Psicodeliamorsexo&distorção". Produzido pelo "porra louca" Edu K, é um álbum corajoso que muda os rumos musicais da banda. Vale a pena conferir!
SKANK - Antes de me crucificarem, sei que o Skank não é uma banda nova, mas deixem-me explicar. Como banda de rock, ainda que POP rock, os mineiros liderados por Samuel Rosa podem ser considerados novatos. Afinal de contas, o primeiro álbum onde a banda deixou aquele reggae eletrônico de lado e partiu para um pop rock preciso e honesto, foi o seu penúltimo cd "Maquinarama". Esta feliz mudança se confirmou no maravilhoso "Cosmotron", o mais recente trabalho da banda(tem um saindo do forno agora). Por possuírem apenas dois discos de rock, são aqui tratados como uma banda nova. Nem preciso dizer que os dois álbuns são indispensáveis!
Feito este desabafo, vamos ao que interessa:


BANDAS NOVAS:


