RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

sábado, novembro 11, 2006

CELEBRANDO A VIDA!


A inveja é um dos sentimentos mais perigosos que existem. Pode levar a atitudes extremas e até criminosas. Mas, apesar disso, creio que existe um tipo de inveja "do bem". Aquela em que você pensa assim: "Queria ter estado no lugar dessas pessoas ou ao lado delas!". Foi este tipo de inveja que me acometeu quando assisti em DVD ao maravilhoso show "Tambores de Minas" de Milton Nascimento. Como gostaria de ter visto toda aquela beleza de perto, ao vivo e a cores! Uma frustração que nunca será totalmente superada, mas que é amenizada pelo belo registro do show em DVD.
Na segunda metade da década de 90, Milton Nascimento enfrentou o drama causado por doença que avançou rapidamente, tornando o nosso rechonchudo cantor numa figura quase esquelética em pouco tempo. Os boatos começaram. Muitos afirmavam convictos que Milton estava com AIDS e que seus dias estavam contados. Cheguei a presenciar o choro de uma professora da UERJ, lamentando que aquele cantor tão maravilhoso morreria prematuramente em função da temível e terrível doença. Na época tinha poucas informações a respeito e me preparei para receber a notícia de seu falecimento a qualquer momento. Era irônico, pois eu tinha me apaixonado pela obra deste mestre da música brasileira há pouco tempo. Confesso que fiquei bastante decepcionado.
O tempo passou, e meu envolvimento com as questões da faculdade me afastou um pouco do assunto. Até que fiquei sabendo que a doença nada tinha a ver com a AIDS. Seria uma manifestação incomum de um tipo de diabetes. Depois ouvi as palavras do próprio Milton afirmando que estava se recuperando e que estava magoado com aqueles que haviam inventado o maldoso boato da AIDS. Pouco tempo depois desta entrevista, fiquei sabendo do álbum "Nascimento". Sim, uma nova obra de Milton Nascimento estava chegando, dessa vez reverenciada pelo Grammy de melhor álbum de World Music.
Na verdade, "Nascimento" era um renascimento do cantor. Melhor, uma reinvenção e, acima de tudo, uma reconciliação com a vida. Foi realmente um novo nascimento para o Milton. A tradicional boina foi abandonada e surgiu um Milton ainda muito magro em função da doença, mas com os cabelos e cabeça totalmente a mostra. A novidade não era só visual. Em termos musicais, o álbum trazia elementos das festas religiosas de Minas Gerais. Uma profusão de instrumentos de percussão, lembrando as festas de rua das comunidades negras mineiras e sua junção com as celebrações católicas. Milton se reconcilia com os tambores de Minas, busca em suas próprias origens o material para o seu renascimento.
O show "Tambores de Minas", lançado após o álbum "Nascimento", traz esta reconciliação de Milton Nascimento com a vida e com a cultura popular mineira. O espetáculo se inicia com as palavras do cantor, fazendo referência aos problemas que enfrentou e anunciando que aquele show é uma celebração à vida. Há uma concepção teatral em cada detalhe do espetáculo. Nove jovens atores, cantores, bailarinos e acrobatas participam o tempo todo. As roupas deste elenco representam as vestes dos participantes das festas religiosas mineiras. Todos eles tiveram aulas de canto e de percussão e fazem bonito durante o espetáculo.
O repertório mistura faixas do álbum "Nascimento" com grandes sucessos da carreira do cantor. O resultado final do espetáculo é emocionante. A entrega de Milton é total. É visível a sua emoção em cada canção. Ainda mais notável em músicas como "O Rouxinol", que diz o quanto a música o ajudou a superar seus piores momentos, e em outras canções como "Nos Bailes da Vida" e "Canções e Momentos" que falam sobre a arte de cantar.
Confesso que quase fui às lágrimas em muitos momentos. A energia do cantor, a forma como se sente feliz quando está com o seu público, a celebração da vitória da vida sobre a morte, a beleza das inigualáveis melodias criadas pelo mestre e seus grandes parceiros, e a interpretação emocionada são elementos que podem dar uma idéia da grandiosidade deste show.
Abri o texto dizendo que gostaria de ter estado no lugar das pessoas que assistiram aquele show ao vivo. Fica a lição. Na próxima vez que tiver a oportunidade de assistir a um show deste que é, na minha opinião, o maior cantor deste país, não deixarei passar novamente. Não importa a distância e os perigos que nos esperam em cada esquina das grandes cidades brasileiras. Mas, talvez tenha sido melhor só assistir a "Tambores de Minas" em DVD. Se eu tivesse estado lá, provavelmente não conseguiria conter as lágrimas como consegui em casa. E teria passado a maior vergonha! Um abraço a todos os amigos!

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu assisti ao show do "Pietà". Consegui conter as lágrimas, mas entrei num porre que não experimentava desde os 17. Culpa de "Tristesse".

11:11 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Lá vou eu com minha "inveja do bem" novamente. Gostaria de ter estado neste show também, Andrea.
Pelo seu depoimento, vejo que foi uma experiência forte.
Seja muito bem vinda ao Restinga e fique a vontade para voltar quando quiser!

12:01 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Pela forma apaixonada como descreve "Tambores de Minas", penso que a inveja dos que não puderam ou não quiseram conferi-lo ao vivo, definitivamente, não é exclusividade sua. Eu que não tenho o hábito de assistir a DVDs musicais fiquei com muita vontade de ver este. Vida longa e próspera para o genial Milton Nascimento! Um abraço!

9:59 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

É isso aí, sócio! Vida longa e próspera para o mestre Milton Nascimento!
Veja o DVD, vale muito a pena!

5:51 PM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro!
Rapaz! Eu vi esse show que ele apresentou no Rock in Rio 3. Foi arrepiante! Pode me invejar que eu deixo...
Mudando de assunto: Evandro, você pode achar erroneamente que eu sou tucano, que votei no picolé de chuchu, que tenho retratinho do FHC na carteira...
Se você acompanhou os posts que eu fiz antes da eleição deve ter lido CLARAMENTE o nojo que eu tenho dessa raça PSDB/PFL. Não votei no Chuchu, ao contrpario, sacaneei ele o quanto pude, mandei trocentos textos descontruindo a sua imagem falsa etc. etc.
Mas, de um eleitor do PT para o outro: o partido onde eu militei desde 1980 (de ir pra rua com broche, bandeira, faixa, distribuir folheto...), foi tomado de assalto (esse é o termo) pela camarilha do Campo Majoritário e esse povo, não sei se você está com eles, me desculpe, mas é um bando de facínoras! Desculpe o desabafo. Não, amigo, eu não defendo a quadrilha PSDB/PFL. Mas sou contra o varejo político que o Lula e o PT tem adotado nesses últimos anos. Um abraço. Estamos conversando democraticamente. Desculpe se temos discordâncias.

7:54 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande Marco, sinta-se invejado! hehe! Como gostaria de ter ido a este show!
Em relação a política, vejo que não pensamos tão diferente assim. Realmente há uma banda podre no PT. Isso não podemos aceitar, mas ser oposição é uma coisa e ser governo é outra. Quando se é governo, descobre-se uma coisa simples: não é possível fazer tudo que o cara gostaria de fazer. Creio que a esquerda possível no Brasil seja esta esquerda tímida do governo Lula. Qualquer coisa mais radical que isso, seria vítima do golpismo de direita e das próprias limitações de um governo. Por isso, fico revoltado quando estes hipócritas de PSTU, PSOL e etc chamam o governo PT de traidor e dizem que se estivessem no poder fariam o mar virar sertão e o sertão virar mar. Balela! Não fariam nada disso. Mesmo porque para chegar no poder, teriam que amaciar o discurso como o PT fez!
Mas você está certo, o PT de agora infelizmente não é aquele que eu defendia com tanta garra nas eleições de 1989. Mesmo porque aquele PT não chegaria ao poder.

10:16 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Thank you, Anjaka!

10:38 AM  
Blogger Jéssica said...

Você não voltou mais ao 'lugar gostoso', então resolvi vir te buscar... Hoje tem doce lá...

11:40 PM  
Blogger Jéssica said...

Oi, amigo, vc esteve lá no meu 'lugar gostoso' e eu vim agradecer a visita. Eu estava 'dodoi' mas já tô melhor e aos pouquinhos voltando. Obrigada pelo carinho e volte sempre. Beijos*.*

10:29 PM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro!
Olha, amanhã, sábado, 2 de dezembro (aniversário de Pedro II), às 20h, estaremos apresentando a peça "Nhoque em tempos de crise" no SESC Nova Iguaçu. No dia 10 de dezembro, domingo, estaremos no SESC São João de Meriti. Você escolha o que mais lhe convier. Mas faço questão da sua presença, me vendo atuar e trocando umas palavrinhas comigo depois da peça. Um forte abraço.

10:21 AM  
Blogger Chellot said...

Que vergonha nada. Se emocionar com algo tão belo é muito digno. Vou verificar o conteúdo de Tambores de Minas, pois também adoro Milton Nascimento.

O Antigas Ternuras me trouxe até aqui.

Beijos de luz.

4:40 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Seja muito bem vinda, bruxinha! Confira o DVD. É realmente emocionante! Que bom que você também se emociona com a arte do Milton!

11:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Salve Evandro,

Maravilhoso artigo sobre o Milton dos dias de hoje. Eu, lá no meu canto resolvi comentar o belo show que assiti do Arthur Maia. Conhece?
Peço-lhe também uma força na divulgação do próximo show do Anima, que volta com rock progressivo vigoroso, no dia 27.01 na Lona de Guadalupe.

abs,

2:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não precisa se sentir culpado. Esse tipo de inveja é perfeitamente aceitável! Ainda me lembro dos comentários terríveis(e mentirosos!) sobre a doença de Milton na época. Graças à Deus, nenhum dos comentários que se referiam a AIDS, ou a possível morte do nosso grande Milton era verdade! Abraços!

10:07 PM  
Blogger anouska said...

Evandro,

já tem uma pequena explicação sobre Hip Hop para vc lá no www.naoseijogar.blogspot.com

abs,

12:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

postei errado. usei o nome errado.

12:50 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Já li sua resposta, Paulo. Ainda fiquei com uma dúvida. De repente volto a te perguntar lá no Não sei Jogar. De qualquer forma, obrigado pelos esclarecimentos.
Que bom que você me perdoa por esta "inveja do bem", Ana Lúcia.
Ainda bem que os boateiros de plantão realmente quebraram a cara em relação ao Milton.

7:05 AM  
Blogger Marco said...

Amigo Evandro,
Tenha um Feliz Natal e um esplêndido 2007. Pra você, Simone e todos os seus.

11:25 PM  
Blogger Paulo de Tarso said...

Evandro,

Tenha um Feliz Natal!

12:58 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Tudo bem que este post ficou muito bom, mas daqui a pouco vão aparecer teias de aranha por aqui. Como este espaço não é uma casa abandonada ou uma homenagem a um certo super-herói da Marvel, creio que já está mais do que na hora de novidades por aqui! Sei que inspiração e leitores não lhe faltam! Feliz Natal, meu amigo!

11:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Of course, TaylorMade doesn't make a square driver; its competitors Callaway and Nike do. fantasy golf It's tough. But as Daly approaches his 41st birthday, he's determined to respond to his latest year of turbulence with an updated chapter to a career that began with a stunning, storybook triumph at the 1991 PGA Championship. TaylorMade's Vincent disagrees.

6:20 PM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro!
Puxa! Que prazer tê-lo lá no meu Antigas Ternuras. Que tal você voltar a blogar? E o meu eterno personal teacher de template?
Tem muito filme para ser resenhado por aí...
Prazerzão!
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

6:53 PM  

Postar um comentário

<< Home