RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

sábado, julho 01, 2006

UM VISIONÁRIO NORDESTINO - PARTE II - A VITÓRIA DO CANTADOR



Continuamos acompanhando a peleja do nosso cantador, que chega a seu ponto mais crítico na passagem dos anos oitenta para a década de noventa. Quando compôs seu nono disco, DÉCIMAS DE UM CANTADOR, nosso herói enfrentava o momento mais difícil de sua luta contra as drogas. Foi um disco com experimentações e viagens, que provavelmente refletiam o estado de espírito do compositor. As dificuldades aumentaram e Zé Ramalho ficaria quatro anos sem lançar músicas inéditas. Sua décima obra só chegaria em 1992 com o disco FREVOADOR. Com este lançamento, novas perspectivas começavam a se abrir. A canção "Entre a Serpente e a Estrela", versão de Aldir Blanc para uma música estrangeira, foi incluída na trilha sonora de uma novela televisiva de sucesso. O cantador começa a retornar a mídia e recuperar seu espaço, que havia perdido por conta dos dramas pessoais.
Mais importante que o retorno a mídia, FREVOADOR marcou o reencontro do cantador com a sua melhor forma. A música título, é uma versão de Zé Ramalho para Hurricane de Bob Dylan, uma das grandes referências da carreira do nosso herói. Transformada em um frevo, a canção ganha força e nova "personalidade". As baladas "Serpentária", parceria com o grande Sivuca, e "Nona Nuvem" trazem uma nova musicalidade e uma nova faceta dos versos do cantador: a sensualidade. Esta temática seria cada vez mais explorada nos álbuns seguintes, trazendo um novo componente na carreira do nosso cantador. Obviamente, os elementos já tradicionais na música do compositor, como as referências à mitologia e o tom visionário e profético, continuavam presentes, como comprovam as músicas "Botas de Sete Léguas" e "Do Terceiro Milênio para Frente."
Já em meados dos anos 90, outra novela televisiva de sucesso impulsionaria ainda mais a carreira do nosso cantador. Dezessete anos depois a canção "Admirável Gado Novo", parte da trilha sonora da novela "O Rei do Gado", retornaria triunfante , fazendo um sucesso maior que na época de seu lançamento. Novas gerações começam a se interessar pela música do nosso cantador. Aquele rótulo de música cult começa a desmoronar, pois Zé Ramalho vai se tornando cada vez mais popular no sudeste. O preconceito contra o nordestino vai sendo vencido. Os jovens já não se sentem envergonhados em ouvirem as canções do nosso herói. Muito pelo contrário, a juventude se identifica cada vez mais com a obra do cantador. Os críticos, sempre antenados com as tendências dos jovens, são obrigados a mudarem sua avaliação sobre Zé Ramalho, ainda que a contragosto.
Obviamente este processo não se deu tão rápido e com tanta facilidade. Além disso, não foi só a força da mídia que reergueu nosso cantador. O maior responsável pela sua volta por cima foi o próprio Zé Ramalho. Uma seqüência de grandes e inspirados álbuns foram o verdadeiro caminho para o reconhecimento. A irretocável ANTOLOGIA ACÚSTICA foi o primeiro passo. Muito mais que uma simples coletânea dos grandes sucessos, este registro acústico da obra do compositor reinventou os sucessos antigos com novos e surpreendentes arranjos. Um álbum obrigatório para quem quer conhecer a força deste cantador.
Viriam em seqüência os discos (agora cds) CIDADES E LENDAS, EU SOU TODOS NÓS, NAÇÃO NORDESTINA, O GOSTO DA CRIAÇÃO, além de um álbum onde gravou sucessos de Raul Seixas e o mais recente ESTAÇÃO BRASIL, onde nosso herói canta grandes sucessos de outros cantores brasileiros. Com estas obras, nosso cantador continuou produzindo música cheia de energia, frescor e criatividade, enquanto os grandes "medalhões" da MPB agora produzem discos medíocres e são apenas sombras do que foram um dia, ainda que protegidos pela crítica profissional brasileira , sempre preconceituosa e arrogante.
Vamos agora a uma rápida análise de alguns álbuns deste que, na minha opinião pessoal, é o maior compositor e cantor da música brasileira:
A TERCEIRA LÂMINA - Terceiro disco de Zé Ramalho. Abre com a linda "Canção Agalopada", música cheia de referências bíblicas e imagens misteriosas. Destaque para a participação da cantora lírica Maria Lúcia Godoy. Outro grande destaque é a canção título, "A Terceira Lâmina", que une o tom profético com a crítica social. Há ainda o gênero musical criado por Zé Ramalho, o GALOPE, que mistura elementos de baião e frevo. "Galope Rasante" é o representante desta criação do cantador. Temos outras grandes canções como "Atrás do Balcão", a romântica "Kamikaze", "Cavalos do Cão", que trás a temática do cangaço, a belíssima balada "Ave de Prata" e a otimista "Dia dos Adultos". É um disco bom do início ao fim, talvez a obra-prima de Zé Ramalho.
FORÇA VERDE/ ORQUÍDEA NEGRA - Talvez os discos com as letras mais viajantes da carreira do cantador. Sobram referências à mitologia grega e viagens espaciais. Há ainda questionamentos filosóficos e até reflexões sobre os poderes de Deus. Destacam-se a linda "Força Verde", "Eternas Ondas", que trás o olhar visionário do compositor sobre Deus, "O Monte Olímpia", "Banquete de Signos", "Pepitas de Fogo" e a reflexiva "Beira-Mar parte II". No outro disco, os destaques são: "Orquídea Negra", a viajandona "Para Chegar mais Perto de Deus", "Kryptonia", que também fala sobre o criador, "Taxi Lunar", "Filhos do Câncer", a politicamente incorreta "Dominó" e a inusitada "Xote dos Poetas".
O GOSTO DA CRIAÇÃO - O álbum mais surpreendente de Zé Ramalho. Lançado em 2002, é certamente o disco mais corajoso do cantador. Nesta obra ele investe com intensidade nas temáticas sensuais e românticas. A musicalidade nordestina e as letras misteriosas e cheias de imagens são colocadas em segundo plano. O eu lírico fala das mulheres com as quais sonhou, da força do ato sexual, das dificuldades do amor e por aí vai...O compositor não se importou em fazer um disco totalmente diferente daquilo que o público esperava. Isso denota coragem, talento e inconformismo. O resultado é maravilhoso. Após o choque inicial, não temos como fugir da força sensual e lírica deste disco. Todo o disco é irretocável. Ainda assim, poderíamos destacar "O Gosto da Criação", "O Silêncio dos Inocentes", "O que Vale para Sempre", "Coisas Boas e Mais", a épica "Fissura", "Luz da Excelência" e a única representante da temática profética "O Apocalipse de Zé Limeira".
PS: Poderia falar de todos os discos do Zé. Todos merecem atenção, mas este post já passou da conta. Poderemos voltar ao assunto em outro momento. Um abraço e desculpem pelo texto gigantesco!

11 Comments:

Blogger Marco said...

Foi legal saber sobre o Zé Ramalho. E você o descreveu muito bem, resenhou sua obra com muita sensibilidade. Valeu! Um abração!

2:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Evandro,

Belíssimo texto sobre o Zé, como já disse antes. Boa referência ao enfrentamento musical do nordestino com o preconceito das "metrópole". Aos poucvos vamos vencendo através da política, da música e do cinema que desponta nessa região táo importante desse país continental.
Não posso esquecer de lembrar da presença do tecladista do Yes no primeiro hit do Zé: "Avohai". Inesquecível!!!

abs,

12:59 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande Marco,obrigado por suas gentis palavras.
É verdade, Paulo, a força cultural do nordeste é impressionante e nós, aqui no sudeste, não devemos e não podemos ser preconceituosos com este povo maravilhoso e sua excelente produção cultural.
Essa do tecladista do Yes, confesso que não sabia! Um grande abraço!

3:00 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Meu amigo, se este post rico em informações e análises você escreve quando não está inspirado, imagino quando estiver... Será algo como a obra-prima definitiva da Internet. Grande abraço!

11:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um texto belo e emocionante Evandro! Eu não sabia nada sobre o "céu e o inferno" na carreira e vida desse grande compositor e cantor, que é o Zé. Aguardo com ansiedade o seu próximo texto! Agradeço pelo esclarecimento sobre o nome da música "Garoto de Aluguel (TAXI BOY). Eu tenho o antivírus avast! Será que ele é bom para evitar vírus e outras coisas, quando eu estiver baixando músicas da Internet? Um abraço!

1:20 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Obrigado por suas elegantes palavras, Ana. O próximo texto já está no ar. Demorou, mas chegou!
Quanto a sua dúvida, além do anti-vírus, tem que ter um anti-spyware. São coisas diferentes e precisam de programas diferentes para serem combatidos. Estou usando o anti-spyware chamado Spybot. É bem bacana! Já baixou o Lime wire?

3:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hello,

I am regular visitor of this website[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url]Plenty of useful information on restingamusical.blogspot.com. Do you pay attention towards your health?. Here is a fact for you. Recent Research displays that almost 70% of all U.S. adults are either chubby or weighty[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url] So if you're one of these citizens, you're not alone. Infact many among us need to lose 10 to 20 lbs once in a while to get sexy and perfect six pack abs. Now the question is how you are planning to have quick weight loss? You can easily lose with with little effort. Some improvement in of daily activity can help us in losing weight quickly.

About me: I am blogger of [url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips]Quick weight loss tips[/url]. I am also health trainer who can help you lose weight quickly. If you do not want to go under difficult training program than you may also try [url=http://www.weightrapidloss.com/acai-berry-for-quick-weight-loss]Acai Berry[/url] or [url=http://www.weightrapidloss.com/colon-cleanse-for-weight-loss]Colon Cleansing[/url] for effortless weight loss.

2:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hi,

Do you guys watch movies in theater or on internet? I use to rent DVD movies from [b]Redbox.com[/b]. Recently I discovered that we can watch all new movies on internet on day, they are released. So why should I spend money on renting movies??? So, can you guys please tell me where I can [url=http://www.watchhotmoviesfree.com]watch latest movie Oceans 2010[/url] for free?? I have searched [url=http://www.watchhotmoviesfree.com]Youtube.com[/url], [url=http://www.watchhotmoviesfree.com]Dailymotion.com[/url], [url=http://www.watchhotmoviesfree.com]Megavideo.com[/url] but, Could not find a good working link. If you know any working link please share it with me.


Thanks

3:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Every weekend i used to pay a quick visit this site, as i wish for enjoyment, since this this web site conations genuinely good funny material too.


Look at my website - Acai Juice Benefits

9:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Just wish to say your article is as surprising.

The clearness in your put up is simply excellent and i can assume you're a professional in this subject. Fine along with your permission allow me to grab your feed to stay up to date with drawing close post. Thanks one million and please carry on the rewarding work.

My blog post Diet Patch Trial

9:56 AM  
Blogger Unknown said...

se vc pedir desculpas de novo pelo tamanho do testo... mando te matar... rsrsr muito bo sua dissertação... parabéns mesmo....

6:39 PM  

Postar um comentário

<< Home