RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

domingo, novembro 05, 2006

ALGUNS GRANDES VOCALISTAS


Quando nasceram as primeiras bandas de rock, deve ter nascido junto a discussão entre os fãs sobre qual é o melhor vocalista do rock. Esta questão permanece e desperta as maiores paixões, causando até desentendimentos. Afinal de contas, gosto é algo muito subjetivo. Óbvio que não pretendo meter a minha mão nesta cumbuca. Nem serei louco de tentar apontar o melhor vocalista. Apenas farei uma pequena listagem com alguns daqueles cujo o canto mais agrada os meus ouvidos. É claro que muitos outros que me agradam ficarão de fora, caso contrário seriam necessários uns três posts. Vão aqueles que estão mais "frescos" na minha memória agora, o que não quer dizer que sejam todos atuais. Chega de enrolação. Vamos a lista:

PETER GABRIEL - A fase áurea do Genesis não teria sido tão brilhante sem a presença marcante deste versátil vocalista. Seus vocais "interpretados", teatralizados são inconfundíveis. As longas suites da banda, com vários "personagens" devem muito a versatilidade e a teatralidade de Peter Gabriel. Mesmo em sua atual carreira solo, em discos sublimes como "Ovo" e "Up", temos um PG mais maduro, sem, no entanto, deixar de lado as qualidades que o colocaram como uma verdadeira unanimidade no cenário rock e pop.

CHRIS CORNELL - Um dos maiores trunfos do Audioslave é o talento deste vocalista, já respeitado desde os tempos do Soundgarden. Sua voz tem a energia necessária nas músicas com a pegada mais agressiva e , nas maravilhosas baladas desta grande banda, todo o seu talento fica ainda mais evidente. O Audioslave trouxe o "rockão" , tocado apenas com guitarra, baixo e batera, de volta, tudo capitaneado pela bela voz de Cornell. Um dos vocalistas mais admirados de hoje.

STEVE HOGARTH - Muitas pessoas conhecem o Marillion pela música Keyligh, da época em que o vocalista Fish ainda estava a frente dos microfones. Muitos saudosistas ainda consideram que o Fish é o grande vocalista da banda e etc. Conversa fiada. Desde 1989, um cara chamado Steve Hogarth assumiu os vocais desta maravilhosa banda e a mudou completamente. A banda que era equivocadamente considerada uma cópia do Genesis na época do Fish, passou a ter uma identidade própria e a entrada de Hogarth foi fundamental neste processo. A bela, grave e bem postada voz de Hogarth combina com os novos elementos pops incorporados ao som da banda nesta nova fase. Apesar disso a alma progressiva da banda continuou, só que enriquecida por estes novos elementos e pelo talento deste novo vocalista.

MIKE PATTON - Toda boa lista tem um porra louca. Aqui não poderia ser diferente. Esse lunático que começou em bandas de Deth Metal, combinou perfeitamente com o som caótico da extinta banda Faith No More. A partir do segundo álbum da banda, "Angel Dust", o cara começou a variar os timbres de voz, brincar de imitar tipos característicos de vocalistas e fazer todo tipo de loucura que você possa imaginar. Numa única música o cara fazia a voz tipo Elvis, Rick Astley e a sua própria. Nem Barry White escapava de suas brincadeiras com a voz. O cara acabou se tornando, na minha opinião, um dos maiores vocalista de todos os tempos. Tinha todos os elementos bombásticos: excelente voz, variação de timbres, criatividade, nenhum medo de passar ridículo, energia e muita loucura! Sabe qual é a notícia mais recente que tive do cara? Fez um dueto com a Bebel Gilberto! Já imaginou!

CHRIS MARTIN - Quem conhece o rock pop honesto e de excelente qualidade do Coldplay, sabe que suas melódicas canções devem muito aos vocais característicos e emocionados deste talentoso vocalista. Sua forma serena de cantar, seu timbre de voz bem singular, e a emoção que coloca em cada verso, fazem deste pouco lembrado vocalista um dos melhores da atualidade.

STUART MURDOCH - Há pouco tempo entrei em contato com o som da banda alternativa Belle and Sebastian, e já me apaixonei completamente. Destoando totalmente das regras da música da moda, a banda busca na inspiração no passado e no som limpo e delicado a sua própria identidade. Neste sentido é quase impossível também não cair de amores pela delicadíssima voz deste vocalista único no mundo do rock. Sua voz extremamente suave e delicada é diferente de tudo que domina as rádios hoje em dia. Um ótimo consolo para aqueles que gostam de boa música!
Obs.: Deixem as suas opiniões sobre os vocalistas da lista, falem dos seus preferidos, façam a sua própria lista! O espaço aqui é de vocês!

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como sempre acontece, quando leio o seu blog, fico admirada e informada sobre músicas ou cantores que eu não conhecia ou conhecia pouco. Por isso, não tenho muito a acrescentar, mas gosto do Peter Gabriel e de assistir ao maluco do vocalista Mike Patton cantando. Um abraço!

2:24 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Que bom que compartilhamos o gosto por estes dois vocalistas com estilos tão diferentes, Ana. Se não conhece os outros, procure conhecer. Vale a pena!

8:08 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

Anos 50:Elvis
Anos 60:Van Morrison , Aretha Franklin e Mick Jagger
Anos 70:Robert Plant e Al Green
ANos 80:Bono Vox
Anos 90:Jeff Buckley e Chris Cornell
Anos 2000:Damien Rice

De chute , numa lista pequena e rápida.

9:58 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Bem, caro mutante, ainda não estava falando de cantores no sentido "single" da palavra. Estava me referindo só a vocalistas de bandas de rock. Tanto que citei a carreira solo do PG apenas como ilustração. De qualquer forma, seus comentários cheios de erudição são sempre bem vindos!

4:40 PM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro: O tema é instigante. Mas vamos lá. Como você sabe que sou chegado a uma antiga ternura, vou listar os meus favoritos que são do tempo do Onça.
Sem exatamente ser uma ordem de preferência, mas são os caras que eu paro e ouço:
McCartney/Lennon (Beatles), Sting (Police), Freddie Mercury (Queen), Peter Gabriel/Phil Collins (Genesis), Brian Wilson (Beach Boys) e Robert Plant (Led Zeppelin). Bem, acho que esses são a minha primeira linha. Valeu, Evandro! Um abração!

9:06 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Lista de respeito a sua, Marco. Com exceção de Robert Plant, todos entrariam na minha lista completa de grandes vocalistas.
Agradeço a sua enriquecedora participação.
Um abraço!

1:43 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Dada a minha ignorância e desatualização musical, nem me atrevo a deixar maiores comentários. Daí, só conheço mesmo o trabalho do Peter Gabriel. E, assim mesmo, mais de sua carreira solo. Então, me limito a citar os meus favoritos que ficaram de fora: Bono Vox e Feddie Mercury. E os brasileiros, por que não apareceram? Não aprecia particularmente nenhum ou está elaborando uma lista nacional? Em tempo, não sei se já está sabendo, mas Chris Cornell é o intérprete da música-tema do novo 007. Um abraço!

6:18 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Os seus dois favoritos só ficaram de fora porque fiz uma lista reduzida, sócio. Certamente são dois nomes de peso. Realmente deixei os nacionais de fora. Pretendo fazer um post só para os brazucas. Que bom que a nova música do 007 terá a voz do Cornell. Já é um bom sinal!

7:47 PM  
Blogger Bruno Capelas said...

Peraê , tu não curte o Plant?

10:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Beleza Evandro? Vim aqui só prá encher teu saco. rs rs rs. Foi por conta de um comentário seu lá no Antigas Ternuras do Marco. Colocar Lula e Roberto jefferson no mesmo saco não é nenhuma heresia. Foi o próprio presidente que disse, pouco antes do escândalo do mensalão, que daria um cheque em branco para Bob Jef. Políticas à parte, de sua lista prefiro Mike Patton e suas loucuras. Passa lá no boteco qualquer hora dessas!

10:04 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Na verdade, Mutante, não curto Robert Plant e nem curto o som do Led Zeppelin. Sei que pode parecer uma heresia, mas fazer o que? Não consigo gostar. Até comprei cds da banda para ver se acostumava, mas vendi tudo. O lance de satanismo e etc só contribui para que eu goste ainda menos.
Espero que não me crucifique depois disso. hehe!

10:08 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Seja bem-vindo, Ronie! Política é realmente um assunto instigante e que pode levar a discussões feias, mas não é o nosso caso.O Lula realmente cometeu erros neste primeiro mandato, o que não anula o fato de que seus quatro anos de governo terem sido infinitamente melhores que oito anos de governo PSDB.
Mas, quando se diz que o PT vai negociar com o PTB, não quer dizer que Lula e Jefferson vão trocar figurinhas. São coisas diferentes!
Quanto a sua escolha musical, aí não há divergência. Realmente o porra louca do Mike Patton é muito talentoso! Volte sempre que quiser, Ronie, será um prazer recebê-lo! E, não se preocupe, você não foi chato. Democracia é isso aí: debate!

10:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

He says a shallow face creates shots with more backspin and shorter flight. Dave Pelz The sister brands of Titleist and Cobra have opted for triangular-shaped heads, and even Nike and Callaway are offering drivers with elongated heads to hedge their bets on square. In golf you need all 10 fingers, and you need your back. That is the design of the 3-wood, he said.

6:20 PM  
Blogger Karen Lis said...

E o vocalista do Rush, vc curte ?

12:04 AM  

Postar um comentário

<< Home