RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

sábado, outubro 07, 2006

ÁLBUNS OBRIGATÓRIOS

Estréia hoje no “Restinga Musical” uma atração que deverá ser fixa. Pelo menos uma vez por mês, pretendo falar de grandes álbuns que considero clássicos e obrigatórios para quem gosta de boa música. Obviamente, o “bom” gosto é algo muito subjetivo. Por isso, entendam esta nova “coluna” do nosso blog mais como recomendações bem intencionadas do que a pretensão de estabelecer um padrão de bom gosto. A obra musical que terá a honra de inaugurar a coluna ÁLBUNS OBRIGATÓRIOS é um clássico de peso, inquestionável para os fãs do rock progressivo:

GENESIS - FOXTROT
Uma das maiores pérolas da história do rock progressivo. Lançado no início dos anos 70, mais precisamente em 1972, este álbum talvez seja o disco com maior riqueza melódica do rock progressivo. A imponente “Watcher of the Skies” não poderia ser mais perfeita para iniciar este belo álbum. Seu clima introspectivo e um tanto soturno e sua letra reflexiva e metafísica dão uma boa mostra de que não se trata de um “produto” qualquer.
A sublime e imperdível “Time Table”, com sua melodia delicada e sua letra historicista mostra que, mesmo mudando o tom em relação a faixa anterior, a alta qualidade permanece.
Continuamos a viagem por este clássico com a mini-suite “Get ‘em Out by Friday”, uma das canções mais empolgantes do disco. Peter Gabriel “interpreta” vários personagens em seus vocais. A letra com ares de ficção científica e crítica social completa o rico menu desta faixa.
O arranjo de cordas na instrumental “Horizons” é simplesmente divino, demonstrando todo o talento do guitarrista Steve Hackett. É digno de nota o clima medieval da canção.
Fechando esta obra-prima de forma soberba está a irretocável suite “Supper´s Ready”. Cada um dos vinte e três minutos desta canção é de puro prazer para quem gosta da combinação entre beleza melódica, unidade melódica, virtuosismo musical, vocais “interpretados” e clima épico.
Geralmente as suites progressivas deste porte acabam sendo uma desculpa para os músicos exibirem o seu virtuosismo. Muitas vezes não há uma unidade melódica e até o sentido da letra se perde pelo caminho. Nada disso acontece em “Supper´s Ready”. Trata-se de uma canção com enorme duração, que não se torna cansativa em momento algum. A música não perde o foco. Apesar dos momentos bem distintos, há um fio condutor que perpassa todas as subdivisões da canção. A grandiosidade típica das sinfonias está presente, contrabalançada por momentos de delicadeza e até momentos quase cômicos.
Quem quiser conhecer mais a fundo esta banda fantástica, comece por esta obra-prima ou por uma de suas canções. A satisfação é garantida!

3 Comments:

Blogger Marco said...

Rapaz! Acredite! Não conheço esse álbum do Genesis! Daí, fica complicado para comentar. Mas acredito no seu bom gosto. Imagino que deva ser imperdível, mesmo.
Abração!

1:26 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

O bom de ser amigo do autor deste blog é que poderei pegar emprestado todos os álbuns indicados nesta série. :-D
Grande abraço!

11:59 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande Marco, se você gosta de outros álbuns progressivos do Genesis, certamente vai gostar desse.
É, sócio, ser amigo do autor do blog realmente tem essas vantagens!hehe!

6:29 PM  

Postar um comentário

<< Home