RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

segunda-feira, julho 31, 2006

AS BANDAS BRAZUCAS NO MÊS DO ROCK

Estamos no último dia do mês do rock e, por enquanto, ainda não prestei as devidas homenagens a este gênero musical que tanto me encanta. Como havia prometido, falarei rapidamente sobre algumas das minhas bandas preferidas do rock brazuca. Seria uma injustiça não ressaltar o papel fundamental destes heróis que aceitaram o desafio de consolidar uma cena rockeira no Brasil. Mesmo que os nacionalistas mais exaltados, e na minha opinião EXAGERADOS, afirmem que o rock não é música brasileira e por isso não devemos fazer rock e apenas nos dedicarmos ao ritmos tupiniquins. Não devemos nunca esquecermos os ritmos criados no Brasil, mas isso não significa assumir uma postura radical e fascista. O rock produzido pelas nossas bandas se torna, obrigatoriamente, brasileiro.
Feito este desabafo, vamos ao que interessa:
LEGIÃO URBANA - Simplesmente a melhor banda da história do rock brasileiro. Se não fosse a Legião Urbana, eu não teria a relação apaixonada que tenho com a música. Esta história de enamorado pela música começou em 1986, quando ganhei num amigo oculto(porque eu tinha pedido especificamente por isso), o lendário álbum LEGIÃO URBANA 2! O encanto com as letras críticas, sinceras e poéticas de Renato Russo e com a excelente qualidade melódica da banda foram imediatos e duram até hoje. É disparado o maior fenômeno do rock nacional, e isso sem depender da ajuda do grupo Globo. Até os adolescentes de hoje se apaixonam pelo frescor juvenil e crítico deste gigante da nossa música. Digo sem medo que são os nossos BEATLES, só que melhores!!!(não queiram me assassinar por esta última declaração, também tenho direito a algumas liberdades de vez em quando!) Álbuns Obrigatórios: Todos!!!!! Mas, para começar, ouça "Legião Urbana 2" e "As Quatro Estações".
IRA! - Uma das melhores bandas do cenário brasileiro. Os músicos são virtuosos, o vocalista Marcos "Nasi" Valadão é carismático e telentoso . Sem falar no Edgard Scandurra, virtuosíssimo guitarrista e excelente compositor. A maioria das grandes músicas da banda são de sua autoria. A idéia de que se trata de uma banda do segundo escalão do rock brasileiro dos anos 80 não poderia estar mais equivocada. Considero uma banda com uma contribuição musical muito maior que outras bandas que sempre tiveram muito espaço na mídia e pouco mostraram. Álbuns Obrigatórios: "Mudança de Comportamento", "Vivendo e não Aprendendo", "Entre seus Rins" e "Clandestino".
PLEBE E RUDE - Banda com letras altamente politizadas, admiradas inclusive pelo mestre Renato Russo. A atitude e a ironia crítica das letras são as características básicas desta grande banda da geração dos anos 80. Indispensável para quem gosta de boa música e letras críticas em relação a sociedade. Álbuns Obrigatórios: "O Concreto já Rachou" e "Nunca Fomos tão Brasileiros".
BANDAS NOVAS:
GRAM - Mesmo com um único álbum lançado, esta banda nos seduz com uma melancolia moderada e um DNA musical que imediatamente traz a palavra BEATLES à nossa mente. Entretanto, Gram não se trata de um cover dos Beatles. O grupo tem a sua própria identidade, inegável nas suas belas e melódicas canções, fugindo do arquétipo maldito de CPM22 e Charlie Brown Jr, que insiste em empobrecer o rock nacional. Não deixe de conferir o álbum "Gram"!
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Quem leu a análise anterior, deve estar se perguntando: mas Detonautas não é a mesma porcaria que CPM22? Pelo menos para mim, a resposta é um sonoro NÃO. Tudo bem, os caras se pareciam um pouco com o CPM em seu disco de estréia(Detonautas Roque Clube). Contudo, mesmo neste álbum havia canções como "Olhos Certos", que jamais poderiam ser feitas pelo CPM. No álbum seguinte houve uma evolução. E agora, pouco antes da trágica morte do guitarrista Rodrigo Neto, os Detonautas nos presentearam com um discão chamado "Psicodeliamorsexo&distorção". Produzido pelo "porra louca" Edu K, é um álbum corajoso que muda os rumos musicais da banda. Vale a pena conferir!
SKANK - Antes de me crucificarem, sei que o Skank não é uma banda nova, mas deixem-me explicar. Como banda de rock, ainda que POP rock, os mineiros liderados por Samuel Rosa podem ser considerados novatos. Afinal de contas, o primeiro álbum onde a banda deixou aquele reggae eletrônico de lado e partiu para um pop rock preciso e honesto, foi o seu penúltimo cd "Maquinarama". Esta feliz mudança se confirmou no maravilhoso "Cosmotron", o mais recente trabalho da banda(tem um saindo do forno agora). Por possuírem apenas dois discos de rock, são aqui tratados como uma banda nova. Nem preciso dizer que os dois álbuns são indispensáveis!

6 Comments:

Blogger Paulo Assumpção said...

Destas bandas, minhas favoritas são Legião - também da minha adolescência, mas que só passei a apreciar de verdade recentemente - e Skank - mais a nova fase do grupo. Também gostei do som do Gram. As demais, não conheço o suficiente para curtir. Em tempo, aprendeu direitinho a lição de inserir imagens no blog, meu caro padawan. :-D
Grande abraço!

12:11 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Agradeço as aulas, mestre Yoda. Ou será mestre Spock, o primeiro vulcano jedi da história! hehe!

10:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vamos lá... já gostei muito mais da Legião Urbana. Por culpa de algumas coisas pessoais e também por que conheci os Smiths - OK , OK , são influências , mas vc entende o que eu digo , deixei de gostar tanto. O IRA! é uma das minhas favoritas , e incluíria somente duas coisas ao teu post:Scandurra , o maior guitarrista brasileiro e "Psicoacústica" nos álbuns obrigatórios. A Plebe Rude nunca ouvi direito , talvez por causa do preconceito punk que eu tenho. O GRAM é uma puta banda competente , que tá lançando seu segundo disco(o maldito teste do segundo disco!) agora em setembro. Eles são o cruzamento dos Beatles com o IRA! , com pitadas do Radiohead(humpf...) e do Weezer(ÊÊÊ). O Detonautas é isso mesmo. Era radiofônico demais - no sentido ruim - mas o EDU K deu uma ajeitada foda neles. E o Skank , bem , sobre o Skank não dá pra falar. Cara , só achei poucas menções , onde estariam Mutantes , Novos Baianos , Secos & Molhados , Titãs , etc etc etc... e com as bandas novas , eu incluriria aí o Ludov e o Wonkavision - essa última é meio obscura , mas dá uma fuçada que é tão boa quanto.

Abração!

11:03 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Realmente, Mutante, faltou espaço para falar de muita coisa boa do rock nacional. Você mencionou os Mutantes, que eu acho o máximo! Mas o espaço era pequeno e não queria quebrar em dois posts. Pode ter certeza que os Mutantes terão lugar de destaque mais para frente.
Confesso que não gostei muito do Ludov.Agora o Gram é realmente muito bom. Tomara que eles passem por esse teste!
Um abraço!

11:19 PM  
Blogger Marco said...

Olha, grande Evandro, nessas coisas de música, cada um tem suas preferências pessoais. A gente pode até discordar, mas tem que respeitar. Falar das melhores bandas de ROCK, no Brasil é coisa complicada. A mim, me agrada muito os mineiros do 14 Bis, que fazem uma boa mistura Beatles/rock progressivo. A mim, me agrada muito. Sim, gosto do Legião. Como gosto também do Paralamas, Barão Vermelho e algumas coisas dos Titãs.
Entre as novas bandas de ROCK, estou totalmente desatualizado. Gosto do J. Quest e Skank ,mas não sei exatamente se se enquadram na categoria ROCK. Estão, talvez, mas para o POP.
Pra você ver como ando por fora, nem sei o que é GRAM...
É, meu caro...Virei um dinossauro. Nem leve muito em conta minhas opiniões sobre o rock atual.
Um abraço!

5:24 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande Marco, se você anda meio por fora do cenário atual, pode estar na hora de se atualizar. E o Gram pode ser um bom começo. Isto porque eles evocam o passado, inclusive os Beatles. Também sou fã do 14 Bis. Neste post quis colocar algumas das minhas bandas favoritas, não todas. O post teria que ser quilométrico e ainda deixaria gente boa de fora!

12:20 PM  

Postar um comentário

<< Home