RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

domingo, julho 09, 2006

O MÊS DO ROCK



Estamos no mês do gênero musical pelo qual tenho o maior apreço. Não desprezo outros gêneros, que também possuem espaço na minha vida, mas o Rock está um pouquinho acima dos outros. Contudo, a falta de tempo tem tornado impossível fazer uma homenagem digna do "bom e velho rock and roll", como diria Nazi e seus parceiros do Ira! Por isso, farei a homenagem que o tempo permite. Segue uma lista de algumas das minhas bandas preferidas, com rápidos comentários. Se quiser, dê a sua opinião sobre as referidas bandas e artistas ou fale dos seus preferidos. Hoje são só as gringas, depois falarei das brazucas. Um abraço!
PINK FLOYD - Os papas do rock viajandão! Muitos vivem discutindo se os "floyds" são progressivos ou psicodélicos. Isso realmente não tem a mínima importância. O som desta banda é tão rico e inventivo que não se encaixa em rótulos. Álbuns obrigatórios: "Dark Side of the Moon", "Atom Heart Mother", "Wish you Were Here" e "The Wall".
RUSH - Muitos torcem o nariz para o trio canadense que une elementos de música progressiva, hard rock e piscodelia. Particularmente considero uma das melhores bandas da cena rockeira. Nunca ficaram parados no tempo. Estão sempre lançando algo novo e experimentando coisas novas.
Álbuns obrigatórios: "Caress of Steel", "Moving Pictures", "Fly By Night", "Roll the Bones" ,"Test for Echo" e "Grace Under Pressure".
GENESIS - Considerada um dos principais nomes do rock progressivo. Possuem álbuns prodigiosos e marcantes, verdadeiras bíblias do progressivo. Mais tarde, mergulharam no pop, sem perder a dignidade. Pelo menos enquanto mantiveram três integrantes da formação original. Álbuns obrigatórios: (progressivos) "Foxtrot", "Trespass", "Selling England by the Pound" e "Wind and Wuthering". (pop) "Invisible Touch" e "Duke".
YES - Outro gigante do rock progressivo. Músicos extremamente virtuosos, um vocalista cheio de estilo, grande longevidade e manutenção de um padrão mínimo de qualidade, mesmo com as inúmeras mudanças de formação. Álbuns obrigatórios: "Fragile", "The Yes Album", "Close to the Edge", "Keys to Ascension 1 e 2" e "Magnification".
MARILLION - Minha banda favorita. Não falarei muito, pois pretendo dedicar posts inteiros a esta banda escocesa. Há duas fases distintas da banda. Com Fish nos vocais, era claramente progressiva. Com Steve Hogarth nos vocais, assumiu um tom mais pop, sem abandonar completamente os elementos progressivos. Gosto mais da segunda fase, mas Marillion é sempre excelente. Álbuns obrigatórios: "Misplaced Childhood", "Script for a Jesters Tears", "Brave" , "This Strange Engine", "Holidays on Eden", "Afraid of Sunlight" e "Anoraknophobia".
BEATLES - Não há o que comentar. Álbuns obrigatórios: não há o que comentar. Apresentar Beatles seria uma arrogância e uma inutilidade!
FAITH NO MORE - Porra louca! Som deliciosamente confuso, vocalista lunático, baterista virtuoso, letras non sense e melodias inusitadas! Mergulhe de cabeça e ame ou odeie! Álbuns obrigatórios: "The Real Thing", "Angel Dust" e "King for a Day, Fool for a Lifetime".
COLDPLAY - Som honestamente pop e de alma britânica. Belas melodias, que não são banais. Ótimo vocalista e álbuns inspiradíssimos. Grandes compositores! Álbuns obrigatórios: "A Rush of Blood to the Head" e "X&Y".
AUDIOSLAVE - Banda nova a partir do desmanche de duas bandas dos anos 90. Retorno ao som rockeirão. Rock básico, sem "enfeites" de teclados e programações. Os dois discos da banda são mais que obrigatórios: "Audioslave" e "Out of Exile".
RADIOHEAD - O oposto da banda anterior. Muitos nem consideram que "isso" seja rock. Samples, programações e todo tipo de parafernália eletrônica. Mas, se você escutar com atenção, as guitarras estão na base da maioria das músicas. Álbuns obrigatórios: "Ok Computer", "The Bends", "Kid A" e "Hail to the Thief".
Ps: Numa outra oportunidade, falarei de outras bandas e artistas!

9 Comments:

Blogger Paulo Assumpção said...

Lista de respeito esta, hein? Senti a ausência de nomes como Queen, U2, Supertramp... Contudo, isto pode ser ignorância minha. É rock? É pop? Taí um bom tema para ser abordado aqui. Que tal? Um abraço!

10:10 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande sócio, realmente estão faltando muitas bandas. Se fosse colocar todas as minhas bandas preferidas, acho que seriam necessários uns 3 posts! As três que você citou certamente estão entre as minhas preferidas e foi um pecado deixá-las de fora! Ainda bem que você consertou este meu erro!

7:35 AM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro: Senti firmeza na sua lista. Você pede que a gente coloque nossos preferidos. Bem, falar de minhas bandas favoritas, fico pela minha Santíssima Trindade: Beatles, Pink Floyd e Queen. Mas tenho muito respeito por The Police, Genesis, Yes, Stones e Emerson Lake and Palmer.
Um forte abraço!

10:24 AM  
Blogger Paulo de Tarso said...

Evandro,

Vc vai gostar de visitar o site www.masquerecords.com do meu amigo Gustavo (info@masquerecords.com) o maior especialista em Marillion que conheço, além de boa praça.

Gostei da sua lista! A minha é Camel, Genesis, Yes, Pink, Focus, PFM e o novato Spock`s Beard.

um abração,

11:50 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Spock's Beard?! Será que esta banda é do Universo negativo? :-D

1:36 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Também gosto muito da santíssima trindade, Marco. Das bandas que você citou, os "Stones" são os únicos que não me agradam.
Grande lista, Paulinho. Só não conheço essa banda nova. É banda progressiva? É uma referência ao personagem preferido do Paulo José, o sr. Spock?
NOTARAM COMO O PINK FLOYD ESTÁ EM TODAS? NÃO PODERIA SER DIFERENTE!!

6:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Apreciei o blog Evandro ;)

2:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quando você se propôs a escrever disse para ir em frente mas, duvidei que fosse conseguir e falei que você não iria levar esse projeto para frente.Infelizmente estava certa!Tenha mais garra, você é maravilhoso por inteiro!Escreva, ponha sua arte a disposição do mundo, afinal, a internet não se propõe a isso? Lute por seus sonhos. Escreva, crie. Você é muito especial, uma pessoa maravilhosa. Não desista de seus sonhos. Lute por cada um deles. Te amo!
Sua eterna Simone

10:54 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Depois de um incentivo como este da sua esposa ainda tens coragem de manter este blog desatualizado? Hora de postar, meu amigo! Seus leitores aguardam!

9:54 PM  

Postar um comentário

<< Home