RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

sábado, agosto 19, 2006

RETRÔ E INOVADOR!


Costumo ter uma visão pessimista da vida em muitas oportunidades. Em relação a indústria da música não tem sido muito diferente. Para quem não aprecia "rap" e "hip hop"(é o meu caso), o mercado da música anda desanimador. Somos bombardeados diariamente com toda essa vulgaridade e futilidade destes dois ritmos vindos dos Estados Unidos. As mulheres lutaram por tanto tempo para deixarem de ser simples pedaços de carne e agora ganham a vida sendo bundas, coxas e seios cantores. Os "brothers", então, anunciam o seu apreço pelas drogas e tem ataques de megalomania, dizendo em todas as músicas que são gostosões, que deixam as mulheres loucas e que as prendem pelo sexo espetacular. Aí fica difícil aturar. Além do mais, sabemos que quando o cara conta muita vantagem é porque fica devendo em alguma coisa!
No cenário nacional, a coisa também anda feia. O funk carioca é a versão tupiniquim para o hip hop sexista americano. Os representantes da MPB andam cada vez menos inspirados e mais distantes do sucesso de público. Aliás, muitos medalhões da MPB parecem ignorar totalmente o povão. Fazem músicas para si mesmos e para um grupo de privilegiados. Mas, de vez em quando, uma boa novidade surge e nos trás um pouco de esperança.
No Brasil, bandas como a novata "Gram" trazem um novo alento. No contexto internacional as boas surpresas também acontecem. Há cerca de uns três meses fiz o primeiro contato com uma banda que já tem um bom tempo de estrada , mas para mim é uma novidade. Baixei o sensacional álbum "At War with the Mystics" e passei imediatamente a admirar o trabalho da banda The Flaming Lips.
Por uma pequena pesquisa que feita na Internet descobri que este lançamento da banda é praticamente o oposto do trabalho anterior, marcado pela forte presença dos elementos eletrônicos. Neste novo álbum, o Flaming Lips enveredou pelo caminho retrô. A parafernália eletrônica perde espaço e guitarras que evocam os criativos anos 70 aparecem em primeiro plano. Obviamente os elementos mais modernos não são totalmente retirados e o resultado desta mistura é sublime!
Em termos melódicos, é um dos melhores álbuns que ouvi nos últimos anos. A proposta retrô não se resume às guitarras. O clima do disco é bem saudosista, ora evocando o pop rock dos anos 70, ora evocando o rock progressivo. Muitas melodias do disco sugerem reflexões e aquele sentimento de saudade de algo que não conhecemos, que apenas algumas poucas bandas conseguem evocar. É o caso da lindíssima "Vein of Stars", com sua letra meio filosófica e a melodia que nos faz viajar em nossos próprios pensamentos e sentimentos.
Realmente é uma obra que nos atinge primeiro nos campos afetivo e reflexivo. Mas, para além disso, algumas letras tem um evidente caráter político, de oposição a insana e imbecil política Bush, como comprova a canção "Free Radicals" e o próprio título do álbum. Ou seja, o Flaming Lips foge do lugar comum atual, não só em termos musicais, mas também no caráter crítico das suas letras.
Ao fazer uma viagem pela musicalidade dos anos 70, a banda produziu um acontecimento novo no repetitivo mercado musical de hoje. Isto prova que é possível fugir a ditadura do mercado e produzir algo genuinamente novo, ainda que tenhamos que mergulhar no passado para isso. Dessa forma, joga-se por terra o lugar comum de que toda a inspiração no passado é meramente saudosista e desprovida de criatividade. Artistas competentes, como o Flaming Lips demonstra ser, conseguem se apropriar do passado para produzir algo novo.
Quando ouvimos pérolas como "The Sound of Failure..." ou "It Overtakes Me...", com seus títulos completos quilométricos e o climão retrô, logo reconhecemos os elementos das décadas passadas, mas também percebemos, de imediato, que se trata de algo novo e legitimamente original.
Sendo assim, torcemos para que mais novidades como essas consigam vencer a corrente da mesmice e trazer mais prazer para os amantes da boa música.

12 Comments:

Blogger Marco said...

Grande Evandro!
Não conheço esta banda. Ando tão desatualizado de novos sons. Na verdade, não ando fazendo muita questão de conhecer o que se toca modernamente...
Um abraço.

12:03 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

É uma pena, Marco. Esta banda evoca o melhor do passado com o olhar do presente!

7:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Flaming Lips e o seu "At The War With Mystics" é uma das melhores coisas que 2006 viu até agora , destacando "Free Radicals" , "Yeah Yeah Yeah Song" , "It Overtakes Me" e "mr. ambulance driver". De cabeça , são as que mais me recordo. Diga-se de passagem que é um dos discos do ano - empatado com a fofurice das Pipettes , a fofura-pop do Belle & Sebastian e do Camera Obscura.

Abração!

11:54 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Já vou procurar este outro álbum que você citou, Mutante. Concordo que o álbum do Flaming Lips é uma das melhores acontecimentos musicais de 2006!
Um abraço!

1:01 PM  
Blogger Paulo Assumpção said...

De um modo geral, o atual panorama musical é desanimador. Não sei se ando muito apegado ao passado, mas, para mim, depois dos anos 80, pouco se salva em termos de música. Hoje em dia, praticamente só se gravam odes à vulgaridade, ego-trips musicais ou regravações que são verdadeiros atentados às obras originais. A julgar pelo último trabalho do Flaming Lips, que você me apresentou, posso considerar o grupo como uma bem-vinda exceção. Se bem que o que mais me atraiu no som dos caras foi o pé que colocam no passado. Ou seja, em se tratando de novidades musicais, no sentido estrito do termo, continuo a não ouvir nada que me apeteça. Grande abraço!

11:44 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Na realidade, sócio, creio que há gente boa fazendo música nova nos dias de hoje. Basta procurar com afinco, principalmente na cena Independente ou alternativa. São artistas sem muita expressão popular, mas que fazem música de qualidade sem a preocupação de estar na mídia o tempo todo.
O Flaming Lips é um deles!!

8:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não conheço essa bandas citadas por você Evandro, mas pelos seus comentários fiquei curiosa, principalmente em relação a Flaming Lips e sua inspiração no passado. Abraços!!

8:17 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Ana, estou em dívida contigo.Como anda a instalação do Lime Wire? Se você já instalou, o Flaming Lips é uma ótima pedida. Se não instalou ainda, entre em contato para tirarmos as dúvidas.

8:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não se preocupe Evandro. Você não está em dívida comigo. Eu ainda não instalei o Lime Wire, por falta de tempo. Mas quando eu for instalá-lo, eu vou pedir a sua ajuda. Obrigado!

10:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Evandro,

Nada disso que vc relatou sobrea indústria do disco existiria de forma acintosa, se não fosse pela prática do jabá. Quando voltar para visitá-lo trarei o endereço na internet do movimento contra o jabá nas rádios. Deixarei dois links para vc se deliciar:
www.animadominum.com.br
www.radiopopgoiaba.uff.br

10:20 PM  
Blogger Unknown said...

Ola, estava navegando na NET e achei seu Blog, maravilha, adorei, viajei no tempo...que delicia. Me fez lembrar de muitas musicas antigas que hj. nao ouvimos mais em lugar nenhum, alias...tinha uma musica, era uma das propagandas dos cigarros luiz XV, um cara andando na praia com um cahorro, gostaria muito,mas muito, de saber o nome desta musica, se alguem lembrar, me envie, por favor.
meu email: patricia.pacheco@digibrokers.com.br

1:03 PM  
Blogger Gilberto Rungo said...

Ola, meu nome e Gilberto Rungo, sou de Moçambique, enquanto navegava a procura de algumas fotos de Chris Martin, acabei por parar no teu blog, olha eu gostaria de ter um blog, como e que eu faço, pois ja tentei varias vezes e não consegui. E de salientar que o seu blog ta uma maravilha, tem umas imagens bem coloridas para alem de que são imagens chamativas e que motivam a qualquer um a ler e deixar qualquer opinião.
gilberto.ellen@gmail.com.
Abraços.

3:11 AM  

Postar um comentário

<< Home