RESTINGA MUSICAL

Este modesto espaço tem como objetivo permitir que um apaixonado por música compartilhe seus gostos e reflexões sobre o mundo musical com seus amigos e visitantes.

sexta-feira, maio 26, 2006

A RESTINGA MUSICAL


Bem-Vindos, amigos! Estou começando uma nova jornada. Uma das minhas maiores paixões é a música e , mesmo sem ser um especialista, sempre quis escrever sobre o assunto. E agora, após mais de um ano de colaboração com meu amigo Paulo José, no blog Cinelândia, sinto-me um pouco mais preparado para iniciar esta empreitada. Obviamente, não deixarei de falar sobre cinema, uma outra paixão, no referido blog. Tentarei, dentro do possível, manter os dois projetos com o máximo de dedicação e qualidade.
Talvez o título deste blog possa deixar algum amigo ou ilustre visitante intrigado. Por isso, uma pequena explicação se faz necessária. Sempre quis aprender a tocar algum instrumento e, possivelmente, montar uma banda. Infelizmente(ou felizmente, quem sabe?) isto nunca ocorreu. Nem violão consegui aprender. Ironias da vida, um apaixonado por música incapaz de tocar qualquer instrumento! Ne entanto, se meus sonhos tivessem se concretizado, certamente eu gostaria de batizar minha banda com um nome interessante, mesmo que não tivesse um significado mais claro. Usei a mesma lógica para batizar esta minha nova criação. RESTINGA MUSICAL, a rigor, não quer dizer nada. Mas, vamos admitir, é um nome bem bacana!
Chega de explicações. Vamos ao que interessa, que é falar sobre música. Para a estréia deste espaço, pretendo prestar um serviço aos leitores e falar sobre o melhor álbum lançado até agora nos últimos meses, em minha modesta opinião, é claro!
FOO FIGHTERS - IN YOUR HONOR
Este é o mais novo álbum da banda norte-americana e, provavelmente, o seu melhor e mais elaborado trabalho. Aliás, essa é uma descrição fria de algo que é uma verdadeira obra-prima. Ao ouvir as vinte músicas deste álbum duplo e inédito, percebemos que Dave Grohl e companhia atingiram o ápice como músicos e compositores.
O cd duplo não é um exagero ou sinal de arrogância. Há material para dois discos. Além disso, cada álbum tem um clima bem diferente do outro. Enquanto o primeiro é marcado pelo hard rock clássico da banda, o segundo é acústico e cheio de experimentações que incluem, pasmen, até bossa nova!
Mesmo o cd de hard rock domonstra a clara evolução da banda. As composições estão mais fortes, intensas e, paradoxalmente, mais melódicas. Engana-se quem pensa que o som perdeu o peso. A faixa-título, que abre o disco, mostra que o Foo Fighters não amoleceu, apenas amadureceu. O próprio Grohl declarou em entrevista recente que não se preocupa mais apenas em fazer músicas bonitas. O vocalista e guitarrista afirmou que as músicas devem significar algo mais profundo, têem que expressar sentimentos. Para quem conhece o tom sempre brincalhão da figura, um discurso como este certamente indica uma evolução.
Grandes músicas como DOA, e as belíssimas NO WAY BACK e BEST OF YOU apenas confirmam a força do disco 1. O disco 2 é surpreendente e irretocável. Um excelente registro acústico, cheio de belas e emocionantes melodias, nos presenteia com pérolas como a triste e misteriosa STILL, a sutil MIRACLE e a bacana WHAT IF I DO? O desfile de canções agradáveis prossegue em músicas elaboradas como ANOTHER ROUND e OVER AND OUT. A intrigante bossa nova VIRGINIA MOON talvez cause mais espanto. COLD DAY IN THE SUN é praticamente country e a intensa RAZOR fecha este inspiradíssimo álbum com um toque de espiritualidade musical.
Desculpem o meu excesso de adjetivos. Pretendo me emendar nos próximos posts. Um pecado que deve ser perdoado porque, afinal, não é todo dia que estagnada indústria da música lança um álbum de tamanha grandeza. No próximo texto escreverei sobre um dos meus gêneros preferidos, o ROCK PROGRESSIVO.
Mas, se você curte outros gêneros, não perde por esperar. Já que o autor deste blog é um declarado inimigo do preconceito e defensor da diversidade musical.

14 Comments:

Blogger Paulo Patriota said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

2:21 AM  
Blogger Paulo Patriota said...

Caro Evandro:

Cá estou estreando tua novel tenda bloguística. Com teu modo deliciosamente ameno de escrever,certamente que esta plaga vai pejar-se de melômanos.

Involuntariamente,Você homenageou meu Estado,pois restinga também significa "recife",e nada tão aprazível como esses rochedos que brotam à fímbria das nossas praiais,agregando corais os mais belos - como uma melodia visual e protetora.

Desejo êxito pleno a este espaço,que,a se comparar com o autor que o concebeu,exibirá a fina-flor do bom gosto e da harmonia na sua multiplicidade de gênero.

Em tempo: pus um link para esta nascente mansão musical lá no cimo do meu ZOOM COTIDIANO.

Boa sorte,meu chapa!

Nota: por obséquio,colega,delete meu primeiro comentário,pois foi feito meio às pressas. Este é o válido. Grato pela atenção.

4:56 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Grande Paulo Patriota, o fato de você ter sido o primeiro a interagir aqui neste espaço me deixa muito honrado. Assim como a gentileza de acrescentar um link no nobre espaço de seu blog. Aguarde porque também falarei sobre música brasileira e nordestina! Um grande abraço!

8:33 AM  
Blogger Gustavo H.R. said...

Apesar de não entender quase nada de música, vim desejar-lhe boa sorte e bom trabalho nesta nova empreitada, Evandro.

Cumps.

12:47 PM  
Blogger Marco said...

Grande Evandro: Vim conhecer sua carreira-solo e desejar boa sorte à sua Restinga, que embora também signifique faixa rasa de água, será remanso profundo em conhecimento. Imagino que você haverá de gostar do blog de um amigão meu, o Bruno, gerente da Padoca do Mutante, que também se especializa em música e escreve com a sensibilidade de um Santana dedilhando uma Stratocaster. O endereço da Padoca está lá no Antigas Ternuras. Da mesma forma, vou recomendá-lo para ele.
Porei o link para cá no AT. E estarei sempre por aqui aprendendo um pouco. O próximo post será sobre música progressiva? Beleza! Vou estar bem mais a vontade do que com o Foo Fighters que não conheço.
Um grande abraço, parceiro.

1:38 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Agradeço o pensamento positivo, Gustavo. Certamente você não conhece tão pouco assim de música. E as trilhas sonoras dos filmes?hehe!
Grande Marco, é uma honra recebê-lo neste humilde espaço. Meu conhecimento sobre música não é muito grande, mas a paixão compensa estas limitações. Visitarei o blog do seu amigo assim que puder.
Quanto ao progressivo, imagino que você possa me dar uma aula sobre o assunto. Mesmo assim, ousarei escrever o post na próxima semana. Aguardo suas críticas!
Um grande abraço!

2:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá... o Marco , do Antigas Ternuras recomendou teu blog e eu vim visitar. Realmente , Dave Grohl mostra mais uma vez que é(foi) mais do que o baterista do Nirvana. Ele se tornou um artesão de refrões perfeitos , como atestam "D.O.A." e "Best of You" , neste disco , e "Learn to Fly" , num dos anteriores.

E Rock Progressivo é muito legal , principalmente quando não cai em exageros e papagaiadas. Dá pra citar como grandes grupos o Pink Floyd , o Yes(que depois virou pastiche) , o ELP(idem) , o Triumvirat(conhece?) , o Genesis fase Peter Gabriel , o King Crimson do comecinho , o Renaissence , o Alan Parsons Project , o Gentle Giant. E aqui no Brasil tem Mutantes , Som Imaginário , Terço , Vímana , Módulo 1000 , Casa das Máquinas e até Beto Guedes como bons exemplos. Enfim... material é o que não falta... vamos ver o que acontece.

Um abraço!

12:50 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Agardeço sua presença, Mutante. Creio que sou um mero neófito, se comparado aos seus conhecimentos.
Só discordo em alguns pontos. Creio que o Yes superou este problema com o grande Magnification, um belo álbum que trouxe a banda novamente numa forma semelhante ao início. Discussões que poderemos aprofundar mais tarde. De qualquer forma, foi um grande prazer recebê-lo!

1:11 AM  
Blogger Paulo Assumpção said...

Para aqueles que, assim como eu, andam totalmente por fora do atual cenário musical, o "Restinga" veio em excelente hora. Vida longa e próspera para este seu trabalho solo! Agora, só não vá se esquecer do Cinelândia, hein?!
Grande abraço!

12:17 AM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Não se preocupe sócio, o Cinelândia tem o seu espaço garantido na minha vida. É bom recebê-lo aqui e saiba que também aceitarei colaborações suas. Se quiser escrever sobre trilhas sonoras, haverá espaço garantido!

1:57 PM  
Blogger Paulo de Tarso said...

Evandro,

Bem-vindo a blogosfera. Principalmente se tratando de umblog musical. Precisamos de muitos como o seu. Aqui em casa temos o Guilherme, especialista em Nirvana e Dave Grohl. Eu sigo pianinho com meu rock progressivo, dando vez ou outra em outras praias
Graças a Deus, joguei meus pré-conceitos no lixo distante de tempos passados, quando achava que só o rock poderia salvar a música. rs...

Abração e visite-me quando puder.

8:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

so conhecendo :D

5:21 PM  
Blogger Evandro C. Guimarães said...

Fique a vontade, Jedi. A casa é sua!

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

ótimo começo de blog, ainda mais falando de uma banda excelente, o foo fighters. fiquei surpresa qdo ouvi o cd 2, principalmente a "cold in the sun", em que o taylor, o baterista, que canta... vc explicou tudo mto bem e agradou. pelo menos a mim, que sou fã deles. té mais, e parabéns pelo texto.

1:45 PM  

Postar um comentário

<< Home